quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O Retrato de Dorian Grey

Terá a juventude apenas importância enquanto dura? Ou serão as experiências que valem a pena? Que preço estaríamos dispostos a pagar em troca da juventude eterna? Descobri, lendo o Retrato de Dorian Gray, que a juventude é superficial, que não nos devemos agarrar a ela, tendo-a como a única coisa que importa realmente durante a nossa vida. Além de se tratar de umas das obras mais conhecidas de Oscar Wilde, trata-se também de um clássico inglês, que claramente impressiona pela sua escrita e diálogos inteligentes.


Escolhi algumas das citações que gostaria de partilhar, deixem também a vossa opinião sobre o livro, ou se quiserem sobre o filme. :) 


"A sua noite não tinha sido pontuada por nenhuma imagem de prazer ou de dor. Mas a juventude sorri sem razão nenhuma. É um dos seus principais encantos."

"Havia pecados cujo fascínio era maior quando eram recordados do que quando eram cometidos."

"A tragédia da velhice não é ser velho, é ter sido jovem."

"Todo o crime é vulgar, da mesma forma que toda a vulgaridade é um crime."

"O destino não nos envia sinais. É demasiado sábio, ou demasiado cruel para fazê-lo."

"A vida é uma questão de nervos e fibras e células lentamente constituídas nas quais se esconde o pensamento e a paixão."

"No mundo corrente dos feitos nem os maus são castigados nem os bons recompensados, o êxito é para os fortes e o fracasso para os débeis..."

"... doente de um medo feroz da morte, e contudo, indiferente à vida..."

"As tristezas superficiais e os amores superficiais são os que sobrevivem. Os amores e as tristezas verdadeiramente grandes destroem-se na sua própria plenitude."


"...casa vez que ama é a única vez que jamais amou.A diferença do objeto não altera a singularidade da paixão."

"Nas suas relações com os homens o destino nunca fecha as suas contas."

"O tiquetaque do relógio de parede parecia-lhe que dividia o tempo em átomos diversos de agonia, cada um dos quais demasiado difíceis de suportar."

"Moderação é algo fatal. Bastante é tão mau como uma comida. Mais que bastante é tão bom como uma festa."

Sem comentários:

Enviar um comentário